O termo demurrage é recorrente em conversas sobre comércio exterior. Trata-se da cobrança de sobrestadia do container usado na importação, ou seja, é uma multa aplicada quando o prazo de devolução do equipamento ultrapassa o prazo acordado.

Pensando nisso, neste artigo, explicaremos o que é demurrage de containers e o que pode ser feito para evitá-la. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é demurrage de containers?

Produtos importados por via marítima são, normalmente, transportados em containers que pertencem a um armador.

É possível concluir, portanto, que o container não estará disponível para as mercadorias de um único importador, certo? Certíssimo! O tempo que o importador pode manter a posse do container é chamado de free time. O free time pode variar dependendo do país de origem do embarque, do armador, do tipo de container, entre outras variáveis e pode, em geral, ser negociado no momento da contratação do frete internacional.

A palavra demurrage vem do francês demeurrer, que significa demorar ou atrasar. Logo, a palavra se refere ao tempo excedente a esse período de free time que é geralmente contabilizado a partir da atracação do navio onde está o container até a data de devolução do equipamento em um depot de containers vazios.

Como podemos evitá-la?

Há ocasiões em que o free time negociado não é o suficiente para finalizar o processo de nacionalização e a chance de demurrage acaba sendo uma realidade.

Confira algumas dicas para minimizar essa cobrança ou até mesmo evitá-la!

Negociar

Um bom ponto de partida, se a importação já é uma atividade frequente, é entender sua dinâmica e seus prazos médios. Desta forma, a negociação caminhará para atender às necessidades da operação. Sabendo disso, é preciso avaliar os armadores que mais se adéquam a essas necessidades.

Controlar os prazos de cada etapa da operação

A partir do momento em que o free time começa a contar, é necessário que um acompanhamento seja feito para se certificar que está tudo dentro do planejado.

Com um bom acompanhamento, é possível ter visibilidade do que está acontecendo com os containers em cada etapa, identificar possíveis gaps e tomar uma ação preventiva caso o free time esteja perto de acabar, como uma desova do container, por exemplo.

Alinhar processos

Não deixe que uma má gestão dos processos atrapalhe a operação. Alinhe com todos os intervenientes da cadeia logística e certifique-se de que as documentações, exigências e trâmites estejam de acordo. Isso evitará retrabalhos e dores de cabeça no momento da nacionalização da mercadoria.

Nesse contexto, uma boa opção para sempre ter o controle sobre as diferentes variáveis da importação é o uso de uma ferramenta adequada que junte em um só lugar todas as informações essenciais para o importador. Tendo esse controle, torna-se mais fácil evitar multas relativas a atrasos.

Agora que você já sabe o que é demurrage de contêineres, que tal investir em maneiras de evitar custos relacionados a essa taxa? Se você busca uma solução para facilitar suas importações e aumentar seu lucro, então fale com a gente!