A matemática é simples: ao reduzir os custos do negócio, suas margens de lucro aumentam. Nesse sentido, para empresas que dependem de matéria-prima ou produtos trazidos do exterior, uma consultoria de importação pode ser a aliada perfeita.

Mas, qual o sentido de contratar um serviço de consultoria quando o propósito é, justamente, gastar menos?

Até mesmo empresas que não têm a importação como parte de seu core business se surpreendem com os resultados que uma consultoria pode proporcionar, principalmente quando essa é, justamente, a forma como ela é remunerada.

Quer saber como funciona uma consultoria em importação, que recebe valores tendo como base seu desempenho na otimização dos custos? Então confira esse post agora mesmo.

O que é uma consultoria de importação?

Consultores em importação são profissionais especialistas em todos os trâmites e custos envolvidos no processo de trazer mercadorias de outros países.

Ou seja, conhecem as legislações do lugar que recebe, daquele que envia, quais modais de transporte são mais adequadas e econômicas em cada situação, quais os trâmites que devem ser cumpridos, garantindo que tudo isso seja realizado com o menor tempo e custos.

As mais inovadoras, no entanto, desenvolvem tecnologias que permitem otimizar o processo de acordo com as necessidades de seus clientes. É o caso da D2P.

Ela desenvolveu um software de comércio exterior extremamente sofisticado onde os dados do cliente são extraídos de forma automática e o diagnóstico logístico mapeia toda a operação.

A partir desse estudo, então, é gerado um plano de otimização que garante maior eficiência — o que, na prática, gera economia para o cliente, e, por consequência, determina a taxa de sucesso da consultoria. Isso, inclusive, será a medida para a remuneração de seu serviço.

Ou seja, para ela, é importante atingir o máximo de eficiência tanto na importação quanto para o cliente, que valoriza esse processo.

Quais as dificuldades enfrentadas no processo de importação?

Para que um planejamento seja realizado de maneira eficiente, o processo de importação deve ser detalhado e dar a compreensão completa de todos os elementos. É preciso considerar a origem da mercadoria, qual modal de transporte, local que será feito o desembaraço aduaneiro e canais de parametrização da Receita Federal, por exemplo.

Com tantos detalhes, a formação do custo da importação é de difícil entendimento. São vários prestadores de serviços envolvidos no mesmo processo com prazos e custos distintos. Além disso, sua dinâmica é variável e os sistemas de gestão convencionais não contemplam suas diferentes etapas de execução.

O que se percebe, a partir de então, é que os controles são realizados de forma manual, lenta, com pouca visibilidade de seus elementos e, por consequência, maior potencial para falhas.

Por que contratar uma empresa especializada?

Uma empresa especializada em importação consegue mapear todos esses detalhes, mitigar possíveis erros do processo e também encontrar soluções de economia. Ela garante a eficiência operacional para a aquisição e transporte de mercadorias do exterior.

Também assegura que a visão estratégica seja empregada em todo o processo, e não apenas em partes. Não adianta negociar o melhor custo por embarque, por exemplo, se a empresa não realiza uma gestão que diminua a frequência e a necessidade de contratação deles.

Mas, juntando esses elementos com detalhes importantes, como o aproveitamento de container ou o lote médio dos embarques, o volume de informações é complexo demais e exige uma empresa especializada para que o processo transcorra da forma mais eficiente possível.

Quem é a D2P e quais os diferenciais?

A D2P foi criada a partir da união de uma equipe de profissionais especializados no setor e com mais de 20 anos de experiência em soluções integradas.

Isso garantiu o desenvolvimento de um software completo e capaz de trazer entendimento e economia de todo o processo de importação. Além da proposta hand-on, onde o cliente é capaz de analisar a sua própria operação e identifica possíveis melhorias através do sistema, a D2P também oferece consultorias exclusivas e personalizadas com o D2P Consulting.

Entre seus diferenciais, temos a destacar. Veja a seguir.

Plataforma de comércio exterior e diagnóstico logístico

Ela está disponível para que os clientes consultem os dados relevantes de suas importações. É extremamente sofisticado, e é usado no produto para diagnóstico logístico, que, uma vez aplicado nessa base de informações, é proposto uma otimização dos processos, garantindo mais eficiência e economia.

Cobrança pela taxa de sucesso

Diferentemente das demais consultorias, a D2P Consulting é remunerada a partir do volume de economia que gera para seu cliente e apenas se a economia for, de fato, gerada.

Compilação de análises estratégicas

Como a plataforma soma um grande universo de informações da empresa e mercado, outras ferramentas foram desenvolvidas para que o cliente pudesse consultar sem a necessidade de acompanhamento da consultoria. São eles:

  • D2P Statistics, com os principais indicadores do setor e para a empresa;
  • D2P Benchmark, assegurando a comparação de custos e prazos com outras empresas de operação similar;
  • D2P Demurrage, que realiza a gestão ativa do pagamento desse tipo de multa, que ocorre pelo atraso na devolução de containers.

Também é importante citar que a consultoria traz visibilidade, rastreabilidade e transparência para todo o processo de importação e que o preenchimento de diversos dados são realizados de forma automatizada — a partir de uma base de dados confiável, como a Receita Federal, por exemplo.

Além disso, o processo de consultoria proposto pela D2P visa a consistência do resultado, ou seja, reeduca a empresa nos processos de importação, identifica e elimina vícios do processo que o tornavam obsoleto ou incorretos e garante que a empresa consiga, a partir daí, realizar operações muito mais satisfatórias.

O resultado de uma operação eficiente e otimizada tem impacto direto no bottom-line das empresas que tem as importações como peça fundamental do seu business

Quer saber quais soluções da consultoria de importação da D2P Consulting é mais apropriada para seu negócio? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba mais.